Baião de Dois, Paçoca, Carne de Sol e Macaxeira

Logo de cara, vou quebrar a cronologia dos fatos. O blog tinha o intuito de relatar a última viagem a NY, mas como fala também de gastronomia e o nome é Baião de Dois, nada melhor do que começar a falar de comida exatamente com uma mistura que é a cara da minha terra, o Piauí. Comi muito, e bem em NY, mas depois de 24 horas de viagem entre o hotel e minha casa o que eu queria mesmo era uma boa comida que fizesse eu me sentir em casa. O lugar ideal: Restaurante São João. Simples, desprentecioso e decorado com móveis comprados em magazines o São João serve a melhor carne de sol de Teresina.

Baião de Dois

Baião de Dois

O Baião de Dois é o encontro do arroz com o feijão. Mas não é qualquer feijão, tem que ser o feijão verde, de grãos pequenos e bem claros (quando cru, ele é de fato verde). Junte -se a isso pequenos cubos de queijo coalho, que se derretem quando encontram-se com a mistura bem quente. O prato é finalizado com “cheiro verde”, uma mistura de coentro e cebolinha. O baião de dois em si já é muito bom, mas é coadjuvante da grande estrela.

Carne de Sol

Carne de Sol - Restaurante São João

A carne de sol é um ícone em todo nordeste. Trata-se uma carne curada, onde extra-se todo o seu líquido, deixand0-a bem seca e aumentando o tempo de durabilidade do alimento, mesmo fora da refrigeração (o que não recomendo por motivos óbvios). Essa foi a saída encontrada pelo sertanejo para alimentar-se nas longas viagens no lombo de cavalos. Hoje, em muitos lugares, a carne ainda é salgada para facilitar o processo de desidratação, mas nem sempre é o procedimento adotado. No Restaurante São João, aqui em Teresina, e o processo de cura é um segredo e já está no segunda geração da família. Detalhe: esse é o único prato servido no restaurante e está sempre cheio.

Lá no São João, além do baião de dois, a carne de sol ainda vem acompanhada de uma macaxeira cozida. É um excelente acompanhamento e deve ser bem “molinha”, quase se desmanchando e servida com manteiga da terra (se suas taxas de colesterol e gordura estiverem OK, vc pode colocar mais manteiga, fica mais gostoso).

Macaxeira Cozida

Com mais manteiga da terra é mais gostoso.

Para incrementar ainda mais o almoço (aliás, é extremamente recomendado que se vá lá no almoço, a não ser que você tenha estômago de leão e aguente comer muito a noite), eu sempre peço o único outro prato que consta no cardápio, a paçoca de carne de sol. Na verdade, sempre peço duas porções, uma para comer como entrada, e a outra acompanhando a carne de sol, o baião e a macaxeira.

Paçoca de Carne de Sol

Coringa: ótima entrada e ótimo acompanhamento.

A paçoca nada mais é do que a carne de sol desfiada misturada com farinha de mandioca e temperada com cheiro verde e cebola. Cai muito bem com uma banana. Aliás, esse é o defeito do São João, eles não servem a paçoca com banana.

Fiquei com a garganta seca de tanto falar e comer essas coisas gostosas. Garçon, você poderia trazer uma cajuína bem gelada?

Restaurante São João: Rua João Cabral, 2340 (em frente à UESPI) – Pirajá – The/PI – (86)3213-1742

About these ads

Tags: , , ,

14 Respostas to “Baião de Dois, Paçoca, Carne de Sol e Macaxeira”

  1. Guilherme Mitt Says:

    Legal Thiago! Parabéns pela iniciativa!! Esse post me deixou com água na boca e saudades da THErrinha… Continue a série GastroTHE!! Abração

  2. Raquel Policarpo Says:

    Thiago,
    Legal esse blog:)
    fiquei com água na boca ao ver esses pratos (essas fotos devem ser da tua hiper,ultra, mega câmera hein?!!)…..não conheço esse restaurante São João….vou lá!!
    bjp

  3. Mariana Di Lucas Says:

    Thiago,
    Parabéns pelas fotos, pratos dicas de acompanhamento e tudo mais. Não sou da sua terrinha, mas como uma boa comilona adoro esses pratos, moro no interior de Alagoas, meus pais tem um restaurante e uma lanchonete aqui e servem a deliciosa Carne de Sol, com macaxeira e uma manteguinha de garrafa huuum… E obrigada por me ajudar mesmo que indiretamente, estou fazendo um trabalho sobre as comidas típicas do Piauí. Um beijo.

  4. Lia Cattassini Says:

    Nossa você deveria super inscrever essas receitas nos Segredinhos da Consul! Eles estão tentando descobrir as melhores receitas de São João e pelo o que vi lá essas ganhariam fácil!

  5. Lili-CE Says:

    Thiago, parabéns! Olha só, as fotos ficaram ainda melhores do que aquela do cuscuz rs….

  6. Aprigio Nogueira Says:

    É tarde, mas me deu fome depois dessa descrição do baião-de-dois e seus acompanhamentos do Sâo João. Não conheço o restaurante, mas já coloquei na minha lista de prioridades para a próxima vez no Piauí.

  7. Carlos Says:

    Conheço o restaurante são João em Teresina, muito bom, pena que a variedade seja muito infima. Mas o que tem, é muito gostoso. Outro restaurante que gosto muito em Teresina, é o Restaurante Elmo, picanha suculenta e macia, baiao-de-dois delicioso, paçoca excelente, e o carneiro nem se fala. Gostei bastante.. Ah! E a cervejinha… “empuada”, branquinha. Muito bom tambem.

  8. Victor Emmanuel Sousa Ferreira Says:

    Legal Thiago

  9. carolina Says:

    Thiago,
    Gostei do blog e gostaria da seguinte ajuda já que você é entendido da gastronomia em Teresina e eu não sou daqui. Preciso de um restaurante bom, clássico, não precisa ter esse requinte todo porém que tenha uma magia especial e uma comida deliciosa. Vou comemorar um ano de casada e gostaria de surpreender meu marido com tal sugestao. Você pode me ajudar? Obrigada.

  10. Renata Parreiras Says:

    Sandra esses pratos foi preparado para você. rsrs

  11. Neide Souza Says:

    essa cane de sol ,,e a farofa ai q delicia tudo e muito bom neste restaurante eu voutarei!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: